quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Negócios e Sustentabilidade

Os ecologistas sustentam, com razão, que devemos olhar para o meio ambiente e verificar como o utilizamos, para não o prejudicarmos, caso contrário os prejudicados seremos nós mesmos.

Um negócio não pode ter futuro a longo prazo se destrói suas próprias fontes, ou se gera malefícios que podem reverter contra a empresa sob a forma de multas e indenizações. Não precisa ser ecologista para compreender esse raciocínio: basta se preocupar egoisticamente com os lucros...

Mas nem só com a sustentabilidade ambiental o empresário (ou o profissional) deve se preocupar: o futuro da empresa (ou do emprego) depende da continuidade dos negócios, sempre ameaçados pela concorrência nacional e internacional.

A preocupação com os custos deve ser permanente, verificando-se sempre como mantê-los sob estrito controle. Há uma alternativa logística mais eficiente? Há um desenho tributário mais adequado? Pode-se otimizar o método de produção, de embalagem, as rotinas comerciais?

A equipe está azeitada, aperfeiçoando-se sempre? Perder um profissional competente por não lhe ter dado a retribuição devida, ou deixá-lo ficar desatualizado por falta de treinamento é levar a brasa para as sardinhas da concorrência...

Mas nem só de preço - que talvez nem seja a variável mais importante - vive o comércio exterior. Há que se cuidar de manter no mais alto nível de confiança o relacionamento com fornecedores e clientes, evitando problemas, mas também desenvolvendo níveis cada vez mais aprofundados de parceria.

Se somos os fornecedores, o que podemos fazer para melhorar nossos produtos em benefício dos nossos clientes? Haveria uma forma mais adequada de os enviarmos? Poderíamos adequá-los mais às necessidades dos consumidores?

Se somos os compradores, o que deveríamos sugerir para nossos fornecedores? Quanto mais os produtos que adquirimos forem mais adequados às nossas necessidades de mercado ou de produção, mais poderemos crescer e, consequentemente, comprar mais do fornecedor: solicitar melhorias é um jogo de ganha-ganha.

Não aprofundar o relacionamento com nossos clientes e fornecedores é ceder espaço para outros fornecedores, perdendo mercado, ou, na direção inversa, ter de optar por outras fontes, com todos os custos envolvidos com o desenvolvimento desses novos relacionamentos.

Sustentabilidade é isso: permanente atualização da empresa, para garantir sua sobrevivência.
Ao contrário do que diz a expressão popular, se mexe sim em time que está ganhando! Para que continue vencendo.

Fonte: Aduaneiras

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Freitas Inteligência Aduaneira