segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Fernando Pimentel recebe cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Empossado dia 1º de janeiro pela presidenta Dilma Rousseff, Fernando Pimentel recebeu hoje (3/1) o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) do ex-ministro Miguel Jorge. O ministro comprometeu-se a dar continuidade ao trabalho de fortalecimento da indústria e dos serviços e do aumento das exportações, com ênfase em mais inovação e competitividade. Na mesma solenidade, que contou com a presença de mais de 450 pessoas, também foi realizada a posse e a transmissão do cargo de secretário-executivo, que passa a ser ocupado por Alessandro Teixeira, em substituição a Ivan Ramalho.

"O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior será o ministério do Brasil Produtivo, do Brasil que inova, que se faz presente no mundo inteiro" afirmou Fernando Pimentel em seu discurso. Mais adiante, destacou que o MDIC trabalhará de maneira integrada: “Indústria, serviços e exportações devem fazer parte de uma mesma engrenagem lubrificada e se articulando de maneira cada vez mais eficaz em todos os ministérios", ressaltou.

Em seu discurso, Fernando Pimentel destacou, ainda, que trabalhará pelo aumento da inovação da nossa economia, da internacionalização das empresas do país e dos investimentos produtivos. Como desafios a serem superados,  citou a "guerra cambial mundialmente aberta", as taxas de juros que ainda não estão em níveis desejados, a necessidade de manutenção de investimentos em infraestrutura e a ampliação da pesquisa em tecnologia e inovação, além da elevada carga tributária que impacta na competitividade dos produtos nacionais.

Miguel Jorge
Miguel Jorge, por sua vez, lembrou as principais ações de sua gestão, como a elaboração e o lançamento da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), a maior agilidade na aplicação de medidas de defesa comercial, o fortalecimento dos órgãos ligados ao MDIC e a ampliação das ações de promoção comercial.  Destacou também as decisões administrativas implementadas em sua gestão, que, segundo ele, contribuíram para a celeridade das ações da alçada do ministério. Agradeceu ainda a oportunidade de ter servido como ministro no segundo mandato do ex-presidentre Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: Mdic

Um comentário:

  1. A política ainda influência muito nos negócios internacionais, inclusive acredito que influenciará durante muito tempo. Costumamos ter medo de mudaças e muitas vezes realmente nos afetam de forma negativa quando falamos de política, de qualquer forma, torço para que esta mudança tenho se feito necessária para a melhoria do nosso Ministério, que vem buscando melhoria para nosso setor, e implantando novidades. Era esperado novo Ministro e novo Secretário, agora esperamos um bom desempenho para os próximos quatro anos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre esta postagem.
____
Freitas Inteligência Aduaneira