segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Secretário-executivo da Camex fala sobre impactos da variação cambial nas operações internacionai


Os impactos da variação cambial nas operações internacionais foram tema da palestra do secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Emilio Garofalo Filho, no abertura do último dia do Encomex Mercosul, em Curitiba (PR).

Trabalhando na área de câmbio e de comércio exterior desde 1972, o secretário-executivo iniciou a apresentação com um relato de sua atuação no setor. Durante a palestra, ele mencionou as diversas variações da cotação do dólar no Brasil; os fatores que influenciaram oscilações no câmbio; e as consequências para o comércio exterior brasileiro que, apesar das variações cambiais, registrou crescimentos expressivos. Segundo Garofalo, este fato leva à conclusão de que existem diversos aspectos que interagem para viabilizar uma exportação.

Os principais fatores que incentivaram o crescimento das exportações brasileiras nos últimos anos, de acordo com o secretário, foram as taxas de juros externas; as vantagens comparativas na produção e os preços internacionais favoráveis das commodities; o uso do real valorizado para compra de insumos, partes e peças, e bens de capital; e os incentivos fiscais e creditícios.

Ao falar dos incentivos fiscais que existem no Brasil, ele deu destaque ao Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra) – uma das principais medidas do Plano Brasil Maior – regulamentado esta semana. O regime é um programa que  prevê a desoneração de resíduos de tributos indiretos (Cide, IOF, PIS, Cofins, etc.) sobre os produtos industrializados brasileiros exportados.

Garofalo falou também da importância dos financiamentos oficiais. Segundo ele, as exportações de aviões, viabilizadas principalmente por meio do BNDES e do Fundo de Garantia das Exportações (FGE), e as de serviços, principalmente para países da África e América Latina, são exemplos dessa vertente favorável às exportações.

Ao finalizar sua apresentação, Emilio Garofalo Filho falou dos desafios a serem enfrentados e destacou a importância de medidas recentes, como a iniciativa do governo brasileiro de propor à Organização Mundial do Comércio (OMC) uma discussão sobre o câmbio, e o esforço para que avancem as relações multilaterais, como o acordo Mercosul-União Europeia.

Fonte: Mdic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre esta postagem.
____
Freitas Inteligência Aduaneira