quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Incentivos vão mudar

Está em fase final de elaboração uma nova matriz de pontuação para orientar a concessão de incentivos às empresas interessadas em investir no Estado. No ano passado, apenas 20 municípios produziram 67,6% da arrecadação de ICMS. Os demais 273 recolheram 13,9% e os 18,5% restantes correspondem a tributo proveniente da substituição tributária (quando o imposto é recolhido na primeira etapa, quando sai da indústria), repassado por outros Estados para os casos de empresas que não têm filial em SC.

Entre os "valores" prioritários do novo sistema de concessão estão geração de empregos, fixação da empresa em Santa Catarina com instalações próprias, evitar a migração de pessoas para grandes centros, IDH do município, compra de materiais e serviços em empresas catarinenses com prioridade para micros e pequenas.

Importações

60% das importações catarinenses são de matéria-prima para abastecer a indústria, 23% são de bens de capital para aumentar a área industrial e apenas 17% são de mercadorias prontas para consumo.

Santa Catarina entrou na guerra fiscal por sobrevivência. Hoje, nem o governo do Estado nem os municípios têm condições de abrir mão dos R$ 700 milhões de arrecadação por ano provenientes do polo logístico do setor portuário. A arrecadação estadual aumentou 25% no primeiro semestre. Em alguns municípios, o aumento foi de até 60%.

Navegar

Foram acertados detalhes de incentivos fiscais a serem concedidos ao estaleiro norte-americano Brunswick. William Gress, presidente do grupo Brunswick América Latina, e o secretário de Articulação Internacional, Alexandre Fernandes, assinaram o protocolo de intenções definitivo da instalação da empresa náutica em Joinville.

A Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre esta postagem.
____
Freitas Inteligência Aduaneira