quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Embaixador nega que Argentina tenha ameaçado impor entraves a importações brasileiras

O ministro da Economia da Argentina, Amado Boudou manifestou preocupação ao embaixador brasileiro em Buenos Aires, Enio Cordeiro, sobre possíveis práticas de dumping comercial por empresas brasileiras no mercado argentino.

O ministro Boudou e o secretário argentino de Comércio, Guillherme Moreno, anteciparam ao embaixador, em reunião no último dia 5, a publicação de resolução do Ministério de Indústria pela qual se decidiu a aplicação de direitos antidumping sobre importações de tubos e conexões metálicas procedentes do Brasil e da China. As exportações brasileiras desses produtos para a Argentina somaram, no ano passado, cerca de US$ 8 milhões.

Dia 23/11 a Embaixada do Brasil na Argentina negou, por meio de nota, que exista qualquer ameaça do governo argentino de impor novas licenças não automáticas para importações provenientes do Brasil, segundo divulgou  o jornal Valor Econômico em reportagem da sua edição do dia 23.

O embaixador Enio Cordeiro disse, ainda, que "respeitadas as práticas e os procedimentos devidos, o governo brasileiro encara com naturalidade as decisões sobre aplicação de direitos antidumping, que não devem ser dramatizadas numa relação comercial tão intensa como a que têm os dois países". Cordeiro também Lembra "que o intercâmbio comercial bilateral estabelecerá um novo recorde este ano, devendo superar a casa de US$ 32 bilhões, o que contribui para geração de emprego nos dois países".

De acordo com Enio Cordeiro, a "Argentina compra do Brasil um terço de suas importações totais, e o mercado brasileiro absorve 20% das exportações totais da Argentina, com uma proporção de produtos industrializados duas vezes maior do que a que se verifica nas exportações argentinas para outros mercados. A forte integração produtiva entre as duas economias, especialmente no setor automotivo (o mercado brasileiro importa nove de cada dez veículos exportados pela indústria argentina), é ilustrativa de uma relação econômica que interessa aos dois países desenvolver e preservar. A Comissão Bilateral de Monitoramento do Comércio vem tratando normalmente de questões pontuais do intercâmbio, inclusive a troca de informações sobre investigações antidumping."

Fonte Agencia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre esta postagem.
____
Freitas Inteligência Aduaneira